Depoimentos

Adilson Ribeiro dos Santos

NATURAL: Francisco Beltrão (PR)
PARTICIPAÇÃO EI 2022 - Categoria OVER 45

1) O que representa o Enduro da Independência para você? 
“O Enduro da Independência é como uma Copa do Mundo para um jogador de futebol. É a maior competição da modalidade no mundo e o melhor é que o piloto de enduro está sempre convocado”. 

2) Como você se sente fazendo parte de uma competição que chega aos 40 anos, construindo a trajetória do enduro de regularidade no Brasil?  
“Me sinto privilegiado em fazer parte desta história. Não foram muitas, mas, das sete edições que participei (2003,2004,2017,2018,2019,2020 e 2021), todas deixaram boas histórias a serem contadas”. 

3) Qual a sensação que fica ao conquistar o pódio no Enduro da Independência?
“Umas das maiores emoções foi ter conquistado o primeiro lugar na categoria Over 45 em 2018. Em especial por ter feito toda a competição com um problema que surgiu na minha WR250 na Largada Promocional e não foi possível resolver. Andei os quatro dias com a moto bem lenta, ficava acelerada”. 

4) Qual a maior emoção que você já experimentou ao participar do Enduro da Independência? 
“Uma edição que marcou muito foi a de 2003. Fomos com o Exploranter (hotel sobre rodas). Estávamos em 18 pilotos vindos de todo o Brasil e tinha um piloto australiano nessa caravana. Foi muito especial, diferente de todas as participações. Pretendo repetir o feito após 20 anos; agora em 2023. Entretanto, o que fica mesmo para sempre são os amigos criados em todas as edições que participei. Somos uma grande família, a FAMÍLIA DO REGULARIDADE. 

Tive um momento de superação em 2021: um carro bateu em mim em uma curva e me tirou da competição. Não competi por ter quebrado algumas peças da moto; não me machuquei, porque os equipamentos de proteção me salvaram do pior”.