Big trail atrai piloto que disputou EI há 40 anos!

Marcos Teixeira já confirmou presença na big trail

   O que pode motivar um piloto que participou de uma das primeiras edições do Enduro da Independência, há 40 anos (em 1984!), a voltar a disputar a prova este ano (2024)?

   No caso de Marcos Vinicio Teixeira, o Branco Teixeira, empresário de Uberaba, no Triângulo Mineiro, o anúncio da nova categoria, as big trails, foi uma novidade transformadora.

   Foi tão impactante que ele até já confirmou presença na Edição Internacional do EI, que vai ocorrer entre os próximos dias 4 e 7 de setembro, entre as cidades mineiras de Ouro Branco, Lavras e Baependi.

  “Gostei muito da novidade! No meu caso vai ser uma oportunidade de fazer essa grande prova depois de 40 anos com essa nova categoria big trail, estou muito animado”, revela Marcos.

“Estreia” em 1984

Marcos Teixeira e Nelson Alvarenga no Enduro da Independência em 1984

   Aos 65 anos, ele conta que desde a “estreia” no EI, em 1984, “são mais de 45 anos de trilhas ininterruptos, que é minha maior paixão dentre outros esportes menos convencionais. Como minha primeira prova no EI foi em 1984, então vai ser uma emoção boa repetir essa prova 40 anos depois”.

Em dupla

    Naquele ano, ele correu em dupla, pela equipe Tecnomotos, ao lado de Nelson Alvarenga: “Fui convidado a fazer parte da Equipe Tecnomoto que era uma concessionária Yamaha de BH, formada com duplas. Foi uma experiência incrível! Participei em 2002 também e todos os meus esportes estão relacionados a trilhas de moto, UTV, trekking e por último viagens de Jet-ski”, afirma o desportista e empresário mineiro.

Em nome da aventura

   Os cenários das aventuras de jet ski ainda estão bem vivos na memória afetiva: “Ano passado, do Rio São Francisco de Piarapora até a foz (Pontal do Peba, município em Alagoas) foram 1800 quilômetros. E acabei de chegar de outra viagem inesquecível saindo de Bandeirante (GO) pelo Rio Araguaia até o encontro com Rio Tocantins e subimos ele terminando em Miracema do Norte perto de Palmas (Tocantins): foram. 2 100 quilômetros de muitos perrengues, desafios e risadas, passando por 10 estados e conhecendo lugares, culturas e pessoas de um  jeito maravilhoso”.

Marcos Teixeira: categoria Big trail atrai piloto que disputou EI há 40 anos!

Enduro da Independência

  As inscrições para a Edição Internacional, o 42º Enduro da Independência, estão abertas no site oficial da prova. De acordo com o organizador da prova, Lúcio Pinto Ribeiro, a tradição da competição mais antiga do Brasil na modalidade ganha, este ano, a companhia das big trails, atraindo um novo público e tornando ainda mais especial e diferenciada a edição 2024.

A partir de 700cc

  Na categoria big trails, são permitidas inscrições de motos a partir de 700 cilindradas, em percurso diferente de todas as demais categorias de pilotos que participaram dos últimos anos.

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos: Arquivo Pessoal

Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro