Caxambu: Enduro da Independência é evento-marco da nossa retomada, diz Secretário de Turismo

O EI passou pelas trilhas em Caxambu em 2021 Foto: Leo Tavares

Parque das Águas, Estação Ferroviária e Enduro da Independência: em comum, a importância para a retomada do setor de turismo de Caxambu, no Sul de Minas. Quem garante é o secretário municipal de Turismo e Cultura, Filipe Condé.

“O Enduro da Independência veio como evento marco nosso do processo de retomada para que a gente comunique ao mercado, como ação concreta da realização de um evento, da preparação que a cidade fez ao longo de um ano e meio de pandemia para que esses processos fossem retomados, as ações econômicas fossem aceleradas com esse processo de retomada.”

Ele destacou que a cidade buscou iniciativas para se posicionar em local de destaque na retomada mesmo ainda em pandemia. “Hoje o município possui a certificação internacional da World Travel Turism Council, selo do turismo responsável os estabelecimentos todos preparados para receber os visitantes”

“EI passou confiança ao mercado”

O secretário de Turismo e Cultura de Caxambu, Filipe Condé, explicou que, desde o início da pandemia, o município se planeja para a retomada do turismo. Segundo ele, ser uma das sedes do Enduro da Independência tanto em 2020 quanto em 2021 é um fator positivo e diferencial da cidade.

Prefeito de Caxambu Diogo Curi (PSDB) recebe placa de homenagem da coordenação do Enduro da Independência, entregue pelo mascote Euclides –
Foto: Leo Tavares

“A gente foi muito ousado de realizar em 2020 em plena pandemia. porque teve confiança de fazer por acreditar que, com as boas práticas, seria um evento esportivo com credibilidade, de gente séria que se compromete com o resultado. E em 2021, já passada a experiência do ano anterior em uma situação mais grave, a gente teve certeza de que teria um evento de sucesso, novamente com as coisas bem organizadas como ocorreram”.

Ele elogiou a organização do Enduro da Independência, destacando que os princípios do evento dialogam com os do município.

“A gente realmente vê com muitos bons olhos e tem muita segurança com a organização do EI pelo compromisso e o comprometimento da entrega do resultado. É nisso que a gente atua, é o que a gente acredita, é isso que a gente pratica aqui em Caxambu”, afirmou.

Além disso, sediar uma das etapas de um evento de porte nacional como é o Enduro da Independência é uma chancela e um anúncio de que os hotéis, parques e atividades amplas a abertas de Caxambu estão seguros e à espera dos visitantes no cenário de pandemia

“O EI nos ajudou a passar essa confiança ao mercado turístico, ao cliente de que é um destino seguro, preparado e consolidado para receber mesmo em pandemia, com todas as medidas de segurança”, resumiu Filipe Condé.

Destino seguro certificado

Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães Foto: Prefeitura de Caxambu/Divulgação

Caxambu obteve o selo Safe Travel, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo – World Travel & Tourism Council (WTTC).

Para conseguir este certificado, o secretário de Turismo e Cultura de Caxambu enumera os requisitos a serem cumpridos.

“Os protocolos adotados pelo WTTC são ligados a normas do setor hoteleiro, de bares e restaurantes, do serviço de charretes, e das posturas e gestão municipal frente à questão da pandemia. Além disso, é contabilizada a adesão do município e o cumprimento de todas as diretrizes do plano ‘Minas Consciente’. A partir disso, o município é certificado como destino seguro”, disse.

Condé explicou que os setores ligados ao turismo abraçaram a proposta e formaram uma aliança público-privada em prol das certificações, cientes de que seriam um diferencial da retomada.

“A situação econômica e a situação da pandemia fizeram com que o ambiente fosse muito favorável ao trabalho conjunto. A Secretaria dispôs de uma série de esforços e equipes para passar em todos os comércios, em todos os hotéis e em todos os estabelecimentos passíveis deste selo de certificação”.

Futuro do turismo

Praça 16 de Setembro em Caxambu Foto: Prefeitura de Caxambu/Divulgação

Com uma localização estratégica, próxima de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Caxambu é conhecida pela tradicional Estância Hidromineral do país, atraindo turistas de vários estados. Além disso, os visitantes podem conhecer o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade.

“A principal atividade econômica da cidade é ligada a questão dos serviços, que envolve comércio e turismo. Então a pandemia impactou seriamente nesses setores”, contou Filipe Condé.

Segundo o secretário de Turismo e Cultura, as diretrizes públicas, com apoio dos representantes dos setores envolvidos, já trouxeram resultados neste momento de retomada.

“Através dessas iniciativas com os protocolos seguros, conseguimos manter muitos empregos. Já em 2021, nós conseguimos praticamente quase a retomada integral dos postos de trabalho, devido as decisões acertadas de trabalhar de forma correta, com as certificações necessárias para passar confiança ao mercado”, comentou.

A partir de agora, conforme o secretário, os próximos passos são ações de marketing e propaganda e ações institucionais de fortalecimento dos protocolos e das boas práticas, a intensificação da imunização da população e também os cuidados sanitários com a população através do setor de saúde.

Para conhecer as atrações de Caxambu, os visitantes podem entrar no site da Secretaria de Turismo e Cultura ou entrar em contato no telefone (35) 3341-7378.

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos: Prefeitura de Caxambu

Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro

Galeria de fotos de pontos turísticos de Caxambu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *