Dicas de preparação e treinos EI2016

Parece faltar muito, mas o tempo corre e se preparar para uma prova de longa duração faz toda a diferença, seja para pilotos profissionais quanto para os amadores que pretendem curtir o Enduro da Independência 2016.

A primeira dica é fazer sua inscrição. O quanto antes você garante lugar nessa disputada prova. 

O Enduro da Independência é a maior e mais tradicional prova de Enduro de Regularidade realizada no Brasil. Ganhar ou participar desta tradicional aventura, que já tem mais de 30 anos, é o desejo de pilotos profissionais e amadores de todo o país.

Ao longo dos anos muitos participaram desta aventura. Desde os períodos mais remotos com motos bem mais precárias, navegação era quase que na intuição ou hoje, quando as planilhas e equipamentos de navegação estão disponíveis digitalmente e as motos muito mais robustas, confortáveis e potentes.

Muita coisa mudou ao longo dos anos, mas a preparação é algo que se faz necessário mesmo com todo a tecnologia e facilidades da atualidade. Nesta publicação vamos deixar algumas dicas para você, piloto de primeira viagem ou veterano que não consegue deixar de participar do Enduro da Independência.

Estamos falando de uma prova de longa duração, quatro dias de prova. Desta forma, a palavra resistência é a primeira dica a ser dada. Seja resistência física e resistência da moto.  Para isso o cuidado e preparo anterior é de grande importância para suportar todas as adversidades e longa duração dos quatro dias de prova.

TREINOS

Quanto à resistência física, se você já é habituado a fazer trilhas longas sem ficar parando já é um bom começo. Quanto à técnica só tem uma forma de treinar, andando de moto.

É que se crie uma rotina de trilhas longas alguns meses antes da prova para ir se habituando a longos períodos sobre a moto. Trilhas de 90Km a 120Km considerando deslocamentos é o ideal. Nos meses que antecedem a prova é interessante aumentar e se possível, treinos de dois dias seguidos ou mais.

Participar de provas ao longo do ano é importante para se manter em ritmo de competição que é bem diferente de treinos.

Atividades de fortalecimento muscular e resistência física também são muito importantes. O ideal é que a moto faça força por você, mas aguentar os trancos na coluna, passar por sufocos e se preciso, carregar sua moto exigem preparo. 

Fortalecimento de perna e lombar com exercícios específicos é uma ótima recomendação e sua coluna agradece, já que andar em pé exige muito das pernas e diminui os trancos na coluna.

Como o enduro é de regularidade você não irá andar o tempo todo em alta, mas a oscilação entre trechos rápidos com pouco esforço e lentos com muito esforço acontece. Desta forma, atividades aeróbicas são sempre uma boa dica.

Tente criar uma rotina de treinos de moto e sem a moto. Procurar um profissional especializado é sempre a melhor dica.