Como tentar definir o carrossel de emoções que marcou, na noite desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro de 2025, em Belo Horizonte, o lançamento do livro “Enduro da Independência: Quatro Décadas de Histórias”?
Emoção e tributo
Histórico, emocionante, marcante, tributo e reconhecimento a todos que iniciaram, mantiveram e construíram ano após ano, desde 1983, a trajetória do enduro de regularidade mais tradicional do Brasil – e do mudo – afinal, a modalidade é genuinamente uma criação e um orgulho nacional.
Conexão especial
E talvez o que tenha tornado a noite mais especial foi a conexão respeito ao passado – construção do futuro. É que também foi anunciado o roteiro completo da prova deste ano, que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de setembro.
Sonhos em duas rodas
O orgulho e a satisfação dos representantes das cidades incluídas na competição que atravessa gerações são fatores que mantêm os ideais e materializam sonhos no universo fantástico e mágico das duas rodas.

Dois momentos
Com o apoio da Plena Alimentos, patrocinadora que viabilizou o livro e o evento da noite desta quarta-feira, e tendo como anfitriã a incrível concessionária By Moto Dream/Honda, na capital mineira, o coordenador do EI, Lúcio Pinto Ribeiro, dividiu a cerimônia em dois momentos.
Roteiro de 2025 confirmado
Na abertura, confirmou as cidades-sede do 43º Enduro da Independência – Aparecida (SP), São Lourenço (MG), São João del Rei (MG), Brumadinho (MG) e Carmo da Mata (MG) e convidou autoridades de cada município.
Clique aqui para conhecer a programação do EI 2025
A voz das cidades participantes
O Secretário de Turismo São Lourenço, Luiz Cláudio Maciel, o representante de São João Del Rey, vereador Leonardo Henrique de Almeida, o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, e o vice-prefeito e Secretário de Esportes de Carmo da Mata, Ricardinho da Academia, demonstraram dupla emoção: conhecer o livro e vivenciar o orgulho de receber a “nação Enduro da Independência” este ano.
Vale a pena!
A experiência positiva para o turismo e a economia da cidade ao receber os pilotos do EI e o público por dois anos consecutivos – 2023 e 2024 – foi abordada pelo ex-prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos.
A espera acabou
Depois de conversar com os profissionais responsáveis pela edição do livro, como o jornalista Rodrigo Gini e o artista plástico Paulo Fatal, chegou, enfim, o momento mais aguardado da noite.
Lúcio dividiu as honras da casa com o desportista e presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Gustavo Jacob, e Léo Tavares, da organização do EI, e entregou o primeiro exemplar do livro, até então guardado a sete chaves, ao empresário Claudio Ney de Faria Maia, conhecido por todos como o “Nei da Plena (Alimentos)”.
A emoção tomou conta de todos os convidados, que em seguida receberam seus exemplares e trataram de folhear as páginas com registros, memórias e imagens fascinantes.
PROMOÇÃO:
Todo piloto que se inscreveu na edição de 2025 até o dia 12 de fevereiro de 2025 receberá um exemplar do livro!
ONDE COMPRAR: (35) 9.9806.6503
VALOR: R$247,00 + Frete
Texto: Ivan Elias – Assessoria de Comunicação do Enduro da Independência
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro
Foto: assessoria EI