Para tornar a edição do Enduro da Independência mais atraente, a organização lançou, no dia 31 de agosto, uma campanha nas redes sociais para escolher o nome do mascote. Após 24 horas no ar, a ação teve uma participação expressiva e os três nomes escolhidos para decisão final foram: EI, Independente e Eucliydes.
A campanha foi desenvolvida apenas no stories do Instagram @endurodaindependenciaoficial e se encerrou no dia 31 de agosto, às 12h, e a regra era que o participante indicasse um nome, do qual seriam retirados até quatro, para votação final no dia 03 de setembro, na festa de abertura do enduro. Inspiração não faltou e 16 nomes foram sugeridos, entre eles: Independêncio, Eizinho, Mineirin, Roinha, Muriqui , além dos três escolhidos pela comissão julgadora, composta por membros da organização do enduro.
A curiosidade da votação foi o nome de Euclydes, que recebeu o reconhecimento por ser o único piloto a correr todas as edições da competição. A escolha dos nomes EI, Independente e Euclydes, de acordo com organizador Lúcio Ribeiro, foi baseada em criatividade, originalidade e identidade. Quesitos que traduzem, de alguma forma, o espírito do enduro.
No dia 03 de setembro, na festa de abertura em Ubatuba, pilotos, colaboradores, parceiros, patrocinadores e público em geral terão a dura missão de decidir como se chamará o Mascote do EI 2019.