
Com uma grande festa de confraternização e toda a emoção dos primeiros colocados no pódio, terminou na tarde deste domingo, dia 07, em Carmo da Mata, o 43º Enduro da Independência.
Mais tradicional
A competição mais tradicional do Brasil na modalidade reuniu os principais pilotos do País em 20 categorias, incluindo-se as Big Trails, novidade apresentada em 2024 e que se consolidou este ano.
Roteiro
Os pilotos percorreram cerca de 800 quilômetros em quatro dias de desafio, largando em Aparecida e partindo e largando novamente de São Lourenço, São João del-Rei e Brumadinho.
Coordenador comemora sucesso e já anuncia EI 2026
O coordenador do EI, Lucio Pinto Ribeiro, comemora o sucesso da competição e anuncia as datas de 04 a 07 de setembro para o EI de 2026.
As inscrições serão abertas no dia 03/11/2025, limitadas a 200 inscrições.
Atrações em todas as cidades
Em todas as cidades-sede, as Prefeituras, em sintonia com a coordenação do EI, promoveram eventos gastronômicos e culturais que atraíram grande público e tornaram a edição especial.
Aparecida
Em Aparecida, as atrações principais foram a largada promocional, dia 3, e uma missa, celebrada momentos antes desta largada.
São Lourenço
Em São Lourenço um Festival Gastronômico e toda a estrutura da cidade estiveram à disposição do público e da família do EI, que reúne não só pilotos como familiares, equipes de apoio e amantes da modalidade.
São João del-Rei
Em São João del-Rei, o festival Independência Gastronômica foi aberto simultaneamente à chegada dos participantes, formando-se uma parceria de sucesso.
Brumadinho
Em Brumadinho, os pilotos e equipes de apoio desfrutaram, na largada, de todo o apoio, na Praça Orides Parreiras, na manhã de domingo.
Carmo da Mata, “gran finale”
E em Carmo da Mata o evento experimentou um encerramento em grande estilo, com direito a banda de música, costelão e show musical antecedendo a cerimônia de premiação, que começou às 17h.

Vitória emocionante de Crivilin
O piloto da equipe Honda Racing, Bruno Crivilin, conquistou o bicampeonato do Enduro da Independência na categoria Elite, num duelo emocionante com Emerson Loth. Os dois se alteraram na liderança e só mesmo no último dia de prova foi decidida a disputa que reuniu os melhores pilotos do Brasil em mais 19 categorias.
Apoio
O 43º Enduro da Independência é coordenado por Lúcio Pinto Ribeiro e tem o apoio de Honda, ASW, BMP, Plena Alimentos, Cervejaria Monte Verde, WR Motos, Rede Minas e das Prefeituras de Aparecida (SP), São Lourenço (MG), São João del Rei (MG), Brumadinho (MG) e Carmo da Mata (MG).
Resultado completo
Confira a seguir a classificação final do 43º Enduro da Independência