História - Enduro da Independência
A história do Enduro da Independência começa em 1983 e a proposta era reconstituir de moto a viagem que Dom Pedro fez, na época do Império, do Rio de Janeiro (RJ) a Outro Preto (MG), então Vila Rica. Viagem esta que teve início em 25 de março de 1822 e terminou em 25 de abril do mesmo.
De acordo com dados históricos, a comitiva real levou 15 dias para chegar a Via Rica em função das várias paradas para homenagens e recepções em várias vilas e fazendas. Já o retorno foi mais rápido: cinco dias. Segundo os dados históricos, D. Pedro e comitiva utilizaram um caminho mais curto, sem passar por São João Del-Rei, atualmente conhecido por “Caminho Novo” e retratado nos mapas de Eduardo Canabrava. O objetivo da comitiva real era buscar apoio político contra as Cortes Portuguesas e para debelar uma possível rebelião, que poderia emergir da instalação de uma junta de Governo Provisório em Vila Rica.
Na sua 42ª edição, o Enduro da Independência promete desenhar novamente uma nova história do enduro de regularidade no Brasil. Sem perder de vista a técnica da competição, o EI mantém a tradição dos bandeirantes em descobrir as belezas dos estados do RJ, SP e MG através de trilhas e roteiros inesquecíveis que contam a riqueza do interior do país em formato gastronômico, ambiental, turístico e, principalmente, humano.
Em 42 edições, o Enduro da Independência viu muitos pilotos se tornarem “lenda” na história das duas rodas no Brasil e no mundo, após iniciarem carreira em alguma das edições da competição.
Nos últimos anos, o Enduro da Indepepencia tem alcançado um resultado muito interessante, fazendo um trabalho com grande antecedência, tanto na parte técnica da prova como oferecendo, em parceria com as prefeituras das cidades-sede do Independência, toda a estrutura necessária não só aos pilotos como até aos seus familiares, que desfrutam do turismo de cada local.