História do EI

     A história do Enduro da Independência começa em 1983 e a proposta era reconstituir a viagem que Dom Pedro fez, na época do Império, do Rio de Janeiro (RJ) a Outro Preto (MG), então Vila Rica. Viagem esta que teve início em 25 de março de 1822 e terminou em 25 de abril do mesmo.

 De acordo com dados históricos, a comitiva real levou 15 dias para chegar a Via Rica em função das várias paradas para homenagens e recepções em várias vilas e fazendas. Já o retorno foi mais rápido: cinco dias. Segundo os dados históricos, D. Pedro e comitiva utilizaram um caminho mais curto, sem passar por São João Del-Rei, atualmente conhecido por “Caminho Novo” e retratado nos mapas de Eduardo Canabrava.  O objetivo da comitiva real era buscar apoio político contra as Cortes Portuguesas e para debelar uma possível rebelião, que poderia emergir da instalação de uma junta de Governo Provisório em Vila Rica. 

Na sua 40ª edição, o Enduro da Independência desenha a história do enduro de regularidade no Brasil com maestria na organização. Sem perder de vista a técnica da competição, o EI mantém a tradição dos bandeirantes em descobrir as belezas dos estados do RJ, SP e MG através de trilhas e roteiros inesquecíveis que contam a riqueza do interior do país em formato gastronômico, ambiental, turístico e, principalmente, humano.   

Em seus 39 anos de existência, o EI viu muito piloto se tornar “lenda” na história das quatro rodas no Brasil e no mundo, após iniciarem carreira em alguma das edições da competição. Atualmente, a competição é coordenada pelos experientes profissionais Lúcio Pinto Ribeiro e Léo Tavares. ”Nos últimos anos, temos alcançado um resultado muito interessante, fazendo um trabalho com grande antecedência, tanto na parte técnica da prova como oferecendo, em parceria com as prefeituras das cidades-sede do Independência, toda a estrutura necessária não só aos pilotos como até aos seus familiares, que desfrutam do turismo de cada local”, destaca Lúcio. “E a prova de 40 anos certamente será inesquecível”, completa.

 Na edição deste ano, o Enduro da Independência tem largada prevista na cidade paulista de Socorro , no dia 06 de setembro, trilhando roteiros nas cidades mineiras de Itajubá, Lambari, Caxambu e São Lourenço, onde será realizada a grande festa de premiação. As novidades da 40ª edição são: a Largada Promocional, no dia 05 de setembro, direto do  Centro Cultural Movimento, em Socorro, e a exposição “40 vezes Independência”, que será aberta ao público no dia 04 de agosto e ficará em exibição até 30 de setembro de 2022.