Emoção, nostalgia e bênção especial abrem EI em Paraty

Padre Pablo abençoa o 41º Enduro da Independência em Paraty

  Paraty (RJ), 6 de setembro de 2023

  Uma saborosa mistura de sentimentos marcou a cerimônia de abertura do 41º Enduro da Independência, no início da noite desta terça-feira, dia 5, na Praia do Pontal,  Paraty.

  Emoção dos pilotos, organizadores e público por vivenciar uma Edição Inesquecível. Nostalgia porque o trajeto da prova este ano revisita cidades que já serviram de palco para a prova, como o próprio cenário da largada, a belíssima e histórica Paraty.

A bênção especial ficou sob a responsabilidade de um convidado ilustre da prova este ano: o Padre Pablo Ceguinato de Lima, que além de demonstrar um alto astral incrível e dizer que a junção de esporte e fé não falha, ainda deu uma “canja” na voz e na sanfona.

  O diretor da prova, Lúcio Pinto Ribeiro, e o prefeito de Paraty, Luciano de Oliveira Vidal, recepcionaram as demais autoridades municipais e representantes das empresas apoiadoras da competição.

Prefeito de Paraty Luciano de Oliveira Vidal

  O atual campeão do EI, Emerson Loth, foi convidado a subir ao palco e “devolver” o troféu. É uma tradição da prova. Loth venceu na categoria Elite em 2022 e espera repetir a façanha este ano: “Espero que seja só um até breve para esta taça”, brincou, citando a concorrência sadia com os pilotos experientes e vitoriosos que também estão de olho na conquista do título.

  Depois de agradecer à organização pela escolha de Paraty como ponto de partida do enduro e dar boas-vindas aos pilotos, o Prefeito declarou oficialmente aberta a prova e os participantes fizeram uma largada promocional muito bacana na cidade histórica.

Pilotos de todo o Brasil nos momentos que antecedem a cerimônia de abertura

Largada bem cedo

    Nesta quarta-feira, às 5h30 da manhã, começou para valer a Edição Inesquecível. Os pilotos da categoria Elite foram os primeiros a largar.  Jomar Grecco, maior vencedor da prova, destacou a emoção e a oportunidade de reviver a largada em Paraty: “Depois de 2006, quando disputei também largando daqui e chegando a Ouro Preto, participo todos os anos e tenho estes títulos, é muito importante para mim” esta lembrança.

   Na quarta, os pilotos têm como destino Baependi, no dia mais longo de prova.

  Na quinta, a largada ocorre em Baependi e a chegada será em Barbacena.

   Na sexta-feira, os participantes saem de Barbacena e chegam a Ouro Branco.

  No sábado, largada e chegada serão no mesmo local: Ouro Branco, que será o palco também da cerimônia de premiação, coroando os campeões de todas as categorias.

  O 41º Enduro da Independência tem patrocínio de Honda, ASW, BMP, Cervejaria Monte Verde e apoio das prefeituras de Paraty, Baependi, Barbacena e Ouro Branco.

Praia do Pontal momentos antes da largada promocional

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos: Léo Tavares

Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro