Será aberta nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, às 14h, no Centro Cultural Movimento, na Estância de Socorro (SP), a exposição “40 x Independência”, com registros históricos incríveis da prova mais tradicional do País na modalidade, que está chegando à sua 40ª edição consecutiva.
A prova deste ano, batizada como Edição Imperdível, será especial, com cinco dias de duração (tradicionalmente são quatro). A largada será justamente em Socorro, na manhã do dia 6 de setembro. Outras cidades anfitriãs serão: Itajubá, Lambari, Caxambu e São Lourenço (chegada).
“Em 40 anos de competição, o Enduro da Independência já passou por diversas fases desde a sua primeira edição. E ver uma amostra dessa história em Exposição no Centro Cultural Movimento está Imperdível”, avalia Léo Tavares, que trabalha ao lado do organizador Lúcio Pinto Ribeiro na comunicação e nos bastidores do evento.
Fotos, banners e diversas atrações com registros históricos integram a exposição. Haverá homenagem especial a quatro pessoas importantes na trajetória de 40 anos: serão destacados, na exposição, Adhemar Euclydes, piloto que disputou cada uma das 39 edições e estará representando todos os participantes; Jomar Grecco, cinco vezes campeão da prova, representando todos os campeões, em diferentes categorias; Téo Mascarenhas, um dos idealizadores do primeiro EI, em 1983, representando todos os organizadores; e Ladislau José Lacerda, o Didi, que exerce diversas funções nos bastidores da trilha desde o primeiro EI até hoje, de forma ininterrupta, representando todos que já contribuíram com a estrutura da prova.
Responsável pelo Centro Cultural Movimento de Socorro, inaugurado em 11 de novembro de 2021, Carlãozinho Coachman está entusiasmado com a iniciativa e destaca os fortes laços criados entre a organização do Enduro da Independência e a bela estância paulista nos últimos anos:
“É o mais importante enduro do país e um dos mais tradicionais e importantes eventos de esporte a motor da nossa história. Receber o evento aqui pela terceira vez seguida é o sinal de que tanto a cidade de Socorro como a organização do Independência acreditaram e confiaram um no outro durante estes anos de pandemia e enorme desafios. Desta vez o Centro Cultural Movimento está envolvido na programação oficial, com a largada (promocional) acontecendo aqui na Praça do Amanhã no dia 5 de setembro”.
Carlãozinho confirma ainda que a “Exposição 40 x Independência” ficará aberta ao público até o final de setembro deste ano, homenageando esta história e seus personagens. “Para isso traremos vários modelos de motocicletas trail da década de 1980, para que as pessoas conheçam como eram estas motos naquela época, 40 anos atrás, e para que os veteranos e mais experientes possam matar saudade. Além disso, pilotos que participaram da prova em edições passadas estão mandando peças de mobiliário, troféu e roupas para exposição. Será uma grande festa”.
O Centro Cultural Movimento é um espaço dedicado a contar a história do segmento de duas rodas no Brasil, Motostory e Bikestory: “Sempre acreditamos que se contássemos a nossa história da maneira correta, o brasileiro entenderia. E isso está acontecendo. Quem vem sai daqui encantado. Nosso desafio é trazer as pessoas até Socorro para verem e ouvirem nossa história. Histórias de apaixonados pelo mundo das duas rodas e os heróis que ajudaram a construir o que é hoje o sexto maior mercado de motos do mundo e o quinto maior de bicicletas”, avalia Carlãozinho.
O endereço do Centro Cultural Movimento é: Antiga Estação Ferroviária, Praça Rachid José Maluf, 83 – Centro, Socorro – SP.
Texto: Misto Quente Comunicação
Arte: Léo Tavares
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro