Categoria feminina foi destaque e tende a crescer nas próximas edições
As mulheres também fizeram bonito na 33ª edição do Enduro da Independência. A paulista, Janaina Fagundes (Honda Motofield) foi a melhor nos três dias válidos de prova e conquistou o bicampeonato somando 147 pontos. Em segundo ficou Laura Nunes, de Belo Horizonte (MG), com 120 pontos e em terceiro, Sabrina Katana (MXF), também da capital mineira, com o somatório de 116 pontos.
Esta foi segunda vez que Janaina participa da competição. “A prova foi maravilhosa, com trechos técnicos. Eu sou paulista e não estou muito acostumada a andar nas trilhas de Minas, mas fui bem e consegui vencer todos os dias. Fico muito feliz, pois terminar o Independência é satisfatório para todo piloto. Estou saindo daqui muito contente e com as energias renovadas”, disse a piloto.
Este ano, a categoria feminina contou com cinco pilotos, o que mostra um crescimento e um fortalecimento da categoria. Para Janaina, isso é importante para melhorar o nível entre as competidoras. “Acho bacana a participação das mulheres, e isso aumenta a competitividade. Esse ano tiveram muitas meninas e isso é muito bom para a categoria, e para que nós possamos evoluir cada dia mais”.
Classificação final categoria feminina
1 Janaina Fagundes de Souza – 147 pontos
2 Laura Nunes Santos – 120 pontos
3 Sabrina Katana – 116 pontos
4 Andrea Machado Nunes Campos – 88 pontos
5 Taina Aguiar – 87 pontos
Outras categorias
Na categoria Master, o capixaba Jomar Grecco (Orange BH KTM) conquistou o bicampeonato. Em segundo lugar ficou o seu conterrâneo, o piloto Bruno Crivilin (Orange BH KTM), com 103 pontos, e em terceiro Lucas Nunes (Fast Brothers), piloto de Nova Lima (MG), com 96 pontos.
Na categoria Sênior, venceu Luiz Felipe Zavarize, seguido por Lucas Rocha e Lucas Brandao Bretas.
Na Over40, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Alisson Rodrigo P. Silva. Em segundo, ficou Sandro Hoffmann e Ângelo Pereira Monteiro, em terceiro.
Competindo na Dupla Graduado, melhor para Vinicius Moraes e Henrique Costa Ferreira. Em segundo, os irmãos Rigor Rico e Ripi Ferreira de Oliveira, seguidos de Roberto Cezar de Paula e Bernardo Silva Campos.
Já na categoria Dupla Estreante Kelder Campos e Kelissom Sousa Campos foram os vencedores. Anderson Paulo Rover e Anilson Santim completaram em segundo e a dupla Italo Fonseca do Nascimento e Marcos Jose de Andrade Sá ficaram em terceiro.
Pela categoria Over 45, o melhor na somatória dos três dias foi Márcio José Miranda, em segundo Evandro Rubes Sperandio e em terceiro Fábio Manoel de Souza Pontes.Na Over 50 o resultado final foi Péricles Dutra em primeiro, Hugo Morato em segundo e Cassius Vieira Nunes em terceiro.
Na Over 55, Villegaignon Lage de Oliveira foi o melhor classificado. George Parik ficou em segundo e Joao Barbosa em terceiro.
Na Over 60 Amilar José Rodrigues conquistou mais pontos, Ricardo Luchese foi o segundo e Altair Bordignon o terceiro.
A nova geração também esteve presente, na categoria Junior. Thiago Pascoal Lopes foi o vencedor, ao lado dele Vitor Lage Guimaraes Souza e Daniel Brandão. Para fechar, na categoria Novato o pódio ficou assim: Pablo Zanchet em primeiro, Fernando Baeta Zebral Vieira o segundo e Euler Vanzela o terceiro.
Confira os resultados completos aqui: http://migre.me/rt3LU
O Enduro da Independência
O Enduro da Independência começou no dia 4, em Nova Lima (MG), região metropolitana de BH e terminou no feriado do dia 7 de setembro. Este ano, todas as trilhas tiveram como saída e chegada o bairro Alphaville Lagoa dos Ingleses. Os quase 400 pilotos passaram pelas famosas trilhas mineiras da Estrada Real e o Caminho do Ouro.
No primeiro dia, os pilotos percorreram 120km, de trilhas técnicas e bem difíceis, com o neutro principal no Bar do Marcinho, tradicional ponto de encontro dos trilheiros mineiros. O segundo dia foi cancelado pela organização em homenagem ao piloto Adriano Miranda, que faleceu no primeiro dia de competição, após sofrer uma parada cardíaca. (Clique aqui para ler a nota oficial de pesar http://migre.me/rrixl).
No terceiro dia o destino foram as trilhas da região da cidade histórica de Sabará, onde os pilotos chegaram a enfrentar mais poeira. Foram 164 km de muitas aventuras pelas épicas trilhas de Minas Gerais. O trecho incluiu a famosa trilha da Galopeira, conhecida pelo alto grau de dificuldade para pilotos e suas máquinas. Como encerramento, foram 130 km de trilhas no Cinturão das Serras da região de Belo Vale e o Topo do Mundo.
O Enduro da Independência 2015 teve os patrocínios de Honda, ASW, Cervejaria Backer, Motostreet, Mobil, Orange BH, Plena Alimentos e apoio da RS Motos, Motofield, Triumph BH, Beta Ferramentas, Microcity, Fiat, Strada Jeep, Moto World, Rinaldi Pneus, Edgers e CorrosivoFilmes.