“No ano passado, nós tivemos o Felipe Zanol como embaixador da prova. Esse ano teremos a Bárbara Neves como a primeira embaixadora do Enduro da Independência. É muito bacana, pois ela tem vários títulos nacionais e até alguns internacionais. É uma menina nova, boa pessoa e vai estar conosco no EI”, anuncia o coordenador geral da prova, Lúcio Ribeiro.
A temporada está sendo especial para a competidora, e ganha mais importância com o cargo honorário do mais tradicional enduro de regularidade do Brasil. “Esse ano eu entrei na equipe Honda Racing Brasil como a primeira mulher a integrar a equipe oficial e também a primeira embaixadora do Enduro da Independência. É uma honra muito grande para mim, porque isso mostra o quanto nós, mulheres, estamos conquistando nosso lugar, não apenas na sociedade, mas também no esporte”, considera Bárbara.
Ligada na história
“É uma prova tradicional do off road brasileiro. Eu já tinha contato com ela desde criança, através do meu pai (o ex-piloto Rildo Gonzaga) e de amigos que chegaram a participar de edições anteriores. Eles falavam bastante para mim da Sabrina Katana, que é uma mulher que fez história no Independência. Chegou até a correr junto com o homens, porque na época não tinha classe feminina. Atualmente já temos uma categoria exclusiva para nós, o que mostra o quanto nós estamos evoluindo no esporte”, celebra Bárbara.
Terceira vez
O EI 2019 é a terceira experiência de Bárbara no enduro de regularidade. Em 2018, ela estreou na modalidade vencendo o Independência. Este ano, participou do Ibitipoca Off Road, em sua Edição Histórica de 30 anos, nas trilhas entre Juiz de Fora e Lima Duarte, terminando com o vice-campeonato.
A experiência no IOR 30 Anos serviu para a competidora aprimorar suas habilidades na nova modalidade pela qual vai pegando cada vez mais gosto. “O Ibitipoca exigiu de mim por ter que ‘planilhar’ e saber medir o tempo. Foi minha segunda experiência de regularidade”, explica Bárbara.
Quer o bi
Nesta temporada, Bárbara quer mais no Independência. “Ano passado eu tive a oportunidade de estrear no regularidade através do Enduro da Independência. Foi uma experiência maravilhosa. Consegui completar e venci os quatro dias de prova. Este ano, o objetivo é defender o título e estou muito agradecida por ser a primeira mulher a ser embaixadora do EI”, alegra-se.
O Enduro da Independência conta com o patrocínio da Honda Brasil, Pro Tork Racing Development, Yamaha Racing, Totem, Rinaldi Pneus, Menta Motos, ASW Racing, By Moto – A casa da Honda, Cervejaria Backer, Slin Graphics, BMP Special Parts, Ello Benefícios, FIAT/Carro Oficial e apoio das Prefeituras Municipais de Ubatuba/SP, Itajubá/MG, Caxambu/MG e Lavras/MG.
Texto: Misto Quente Comunicação
Fotos: Honda