40º ENDURO DA INDEPENDÊNCIA – EDIÇÃO IMPERDÍVEL
LEVANTAMENTO DIA 1
Largada: Socorro (SP) – Chegada: Itajubá (MG)
O levantamento técnico do primeiro dia de prova durou dois dias, 16 e 17 de junho. A seguir, Lúcio Pinto Ribeiro conta os detalhes do início da missão.
SETE EM PONTO
“Chegamos dia 15 à noite a Socorro, para resolver algumas autorizações de passagem e na manhã do dia 16 já estava resolvido. Um trabalho fantástico, de pré-levantamento de trajeto, agradecer Rodrigo Zucon e toda a família, todo mundo nos apoiando muito. No primeiro dia, já tivemos três guias e me encantou o comprometimento de todas as pessoas que nos ajudaram. Começamos impecavelmente às 7h da manhã. Colocando a roda para girar, e foi tudo se encaixando.
FAZENDA, CHUVA… BOAS LEMBRANÇAS
Com dez minutos rodando, já estava dentro de um curral conversando com o dono do retiro, e aí partimos. Durante várias partes do dia, pelas divisões de categorias, a gente ia e voltava. Tive oportunidade de rodar numa região em que o nosso saudoso Miranda fez um enduro em 2008, prova da Copa sul-mineira, lembrei destas trilhas que tinha passado há 13 anos. Numa fazenda, fizemos vários laços, e lembro que foi um dia de muita chuva na região da Fernão Dias. Paramos lá na fazenda. Em 2020 não pudemos explorar a região por causa da pandemia. Agora é diferente. Rodamos demais. Foi um dia de muito rendimento. À noite, é importante dormir do ponto de onde começa o outro dia. No dia seguinte, com a liberação de mais uma fazenda, passei a rodar mais um trecho.
E AGORA, COMO SAIR DO BANANAL?
“No segundo dia de levantamento, à noite, chegamos ao belíssimo Parque Municipal de Itajubá. Entramos num bairro, de um bananal muito grande, banana para todo lado, entra de um lado, sai do outro, só banana, muita pedra também. Fomos felizes, achamos um guia dentro dos bananais que nos tirou lá de dentro”, conta Lúcio.
23 HORAS EM CIMA DA MOTO
“Em dois dias, concluímos o levantamento do primeiro dia de prova. Impressionante que nos dois primeiros dias ficamos em cima da moto, com motor ligado, em torno de 23 horas. De 48 horas, 23 em cima da moto! Mas cumprimos a meta de levantar o primeiro dia do 40º Enduro da Independência.
BALANÇO
“Teremos alças totalmente cumpríveis, quatro trajetos no primeiro dia. Um dia mais trilheiro. Não teremos problemas de abastecimento. Serão três pontos, e os três em postos de combustível. Prova solta, mas com muita trilha. Na categoria Elite, calculamos em torno de 250 quilômetros neste primeiro dia da Edição Imperdível. Nas outras categorias, de 220 a 250 ou 260 quilômetros, vai depender dos ajustes finais. Fizemos um levantamento bruto e daqui para a frente tem aquela sintonia fina, ajustando trilhas. Colocando os trajetos proporcionais às categorias”.
Texto: Misto Quente Comunicação
Arte: Léo Tavares
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro