Pelo terceiro ano consecutivo, a belíssima e privilegiada pela natureza cidade de Socorro, no estado de São Paulo, foi escolhida como uma das principais sedes da Edição Imperdível e histórica do 40º Enduro da Independência, que irá ocorrer entre os dias 6 e 10 de setembro.
No anúncio oficial, feito pela organização do Enduro da Independência em Live no dia 17 de maio, o prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, não escondeu o entusiasmo: “Socorro terá a honra de sediar a largada e a festa da histórica edição de 40 anos do Enduro da Independência. Celebrar um ano em que a independência do Brasil completa 200 anos. É o terceiro ano consecutivo que Socorro sedia uma etapa da competição, o que nos enche de muito orgulho e satisfação.”
Podem chegar mais cedo
O Prefeito aproveitou para convidar não só os pilotos, mas seus familiares, equipes de apoio e amigos, a chegarem a Socorro com antecedência, aproveitando todo o final de semana anterior à largada, para curtirem as belezas da estância de Socorro.
Turismo e lazer para as famílias
O organizador do 40º Enduro da Independência, Lúcio Pinto Ribeiro, deu ênfase também a este aspecto. “É uma edição especial e queremos envolver, além dos pilotos, suas famílias, as equipes de apoio, num roteiro turístico, gastronômico, em que, além de acompanharem a prova, todos podem se divertir num roteiro muito atrativo, com opções e atividades em todos os dias”.
Cidade de braços abertos, com atrações variadas
Ricardo Lopes aproveita para lembrar que, já na sexta-feira, que antecede a prova, dia 2 de setembro, “todo o trade turístico de Socorro vai estar preparado para receber os participantes do Enduro da Independência e suas famílias. Na segunda-feira, 5 de setembro, haverá um evento de apresentação de pilotos no Centro Cultural Movimento, sede da exposição Duas Rodas e uma Nação, seguido da concentração e (a se confirmar) largada promocional no Enduro, no parque da cidade, onde também acontece a largada oficial no dia seguinte”.
Depois de anos difíceis, uma edição histórica
Ricardo Lopes e Lúcio Pinto Ribeiro lembraram que Socorro teve uma presença marcante nos dois últimos anos da prova, em que todos enfrentavam os desafios da pandemia. Lúcio fez questão de registrar esse agradecimento: “O que dizer de Socorro, que nos recebeu tão bem nestes dois anos! Este ano, já estivemos reunidos com todo o secretariado, e não é só o dia 5 de setembro, as famílias podem e devem chegar antes, aproveitar o fim de semana a partir do dia 2, dia 3”, aconselha Lúcio.
“É sempre um prazer receber vocês, portanto, esperamos que se sintam acolhidos em nossa cidade, que desfrutem das nossas belas paisagens e principalmente da nossa natureza enquanto participam da prova. Nos vemos em setembro!”, reforça Ricardo Lopes.
Muitas opções de lazer e entretenimento
Com natureza privilegiada, a estância de Socorro oferece incríveis opções de lazer e entretenimento aos turistas. No site da Prefeitura, a página dedicada ao Turismo é constantemente atualizada. Clique aqui e confira https://socorro.tur.br/noticias/
Primeira cidade brasileira da Rede Cittaslow
Em novembro de 2021, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”, cuja sede fica na Itália e reúne 281 municípios dos 5 continentes.
A cidade paulista foi qualificada após criteriosa análise de 72 indicadores pela Secretaria Geral da Cittaslow, todos eles relacionados à sustentabilidade social, ambiental e de governança. O processo se estendeu por quase um ano, envolvendo as várias secretarias da Prefeitura, organizações da sociedade civil organizada, entidades empresariais e a consultoria Unipool Inovação.
Como cidade pioneira no Brasil, Socorro se torna embaixadora da rede no país, atuando como promotora e conselheira dos municípios que desejarem se tornar membros da Cittaslow, uma associação sem fins lucrativos fundada em 1999 na região da Toscana, Itália.
“Socorro é uma cidade aconchegante, quase bicentenária, rodeada de belezas naturais na Serra da Mantiqueira, terra de gente trabalhadora e hospitaleira. O socorrense preza pela qualidade de vida e, como membros da Cittaslow, isso é algo que agora poderemos compartilhar com o mundo”, comemora o prefeito Ricardo Lopes
A gestão da rede é compartilhada pelos prefeitos das cidades-membro, que cooperam entre si em uma série de projetos guiados pela filosofia slow, que defende uma maior atenção às coisas boas da vida, a integração entre as gerações e a preservação da natureza, das tradições e da sabedoria local com a ajuda da tecnologia.
Texto: Misto Quente Comunicação, com informações do site da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Fotos: Divulgação – Prefeitura Municipal da Estância de Socorro e Shane Glen/Soulpics Photography
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro